O que faz a arteterapia ?

O homem tem em sua essência a necessidade de expressar-se, e por meio  da ea expressão de si encontramos meios para o nosso desenvolvimento pessoal. Porém diante da riqueza de nosso inconsciente podemos encontrar dificuldade de tomar fala do que sentimos;  é nesse momento que temos o privilégio da arte tomar cenário de manifestação de nossos conteúdo internos/externos.  

A arte nos revela! – Ela devolve ao homem a liberdade da alma aprisionada; ela tem o poder de promover novas significações frente aos medos, anseios, e sentimentos que não conseguimos nomear (e talvez nem precisemos). É pela arte que transformamos a vida em um lugar de florescimento, integração e aproximação do si mesmo.    

Diante a isso, a arteterapia é um campo do conhecimento que se sustenta na interdisciplina de vários caminhos do saber: arte, filosofia, neurologia, psicologia, música, cinema, psiquiatria, sociologia, dança, antropologia – é a união das partes com finalidade de promover formas diferentes de recursos artísticos e técnicas expressivas terapêuticas. 

Imagens do Inconsciente

Quando por meio da arteterapia autorizamos o criar e a criatividade, damos contexto, forma, cor, textura, aroma, ritmo à expressão e às situações da vida que ainda não encontraram um canal livre de expressão e integração, mas que por muitas vezes nos tomam energia psíquica e nos mantém diante de conflitos ainda não amplificados. 

Nesse sentido, a arteterapia trabalha frente às necessidades da humanidade; favorece a conexão íntima com o poder criativo individual – elas nos auxilia o resgate da criatividade latente e viva que existe em nós; concede a fluidez a rigidez e medo do fazer novo e inédito – o ato criativo não é somente expressão artística, é o encontro com a natureza da potência humana; é abraço do devir – quando criamos dissolvemos conflitos, modificamos realidades, tomamos história de revolução as repetições de mundo castradoras. 

Expressão por desenhos

Com isso, podemos dizer que a arteterapia pode auxiliar a trajetória do conhecer a si mesmo, possibilita o agenciamento de habilidades, dissolução da energia conflituosa e o reconhecimento na forma de ser, estar e caminhar no mundo. Por meio da expressão de recursos artísticos podemos nos defrontar com o campo simbólico de nosso próprio inconsciente, ganhamos uma ferramenta importantíssima de dialogar com nosso interior – ao processo deste navegar construímos nossa cartografia, nossos mapas, que nos possibilita modificar, confrontar, diluir, compreender e a criar ferramentas internas/externas para (com)viver com nossas múltiplas possibilidades de ser. 

Em raiz, a arteterapia é um caminho que proporciona o homem conhecer-se e revelar-se; através das expressões criativas transmitidas pelo pintar, dançar, desenhar, modelar, colorir, costurar, colar, cortar, dobrar, escrever e outros meios, atravessamos a intencionalidade da intimidade consigo mesmo.