Mãos de criança colorindo o desenhos, remetendo a mudança escolar. Mudanças geram estranhamento a todos. Imagine então o que pode significar para o universo limitado da criança a mudança escolar. Essa é uma das questões mais frequentes no período de volta às aulas.

Muitos sãos os motivos que levam a elas; seja financeiro, encerramento de ciclo na escola anterior, com o início do ensino fundamental por exemplo, mudança de endereço residencial. Não importando o motivo, sem dúvidas a mudança gera insegurança e muitas dúvidas.

É relevante dizer que os primeiros laços que as crianças criam são com as pessoas mais próximas: pais, irmãos, primos, avós, tios […] e que a escola proporciona a oportunidade de formação de laços que vão para além destes; surgindo assim, uma relação circunstancial entre professores, coleguinhas, atendentes educacionais, entre outros.

E quando necessário a mudança de escola, esses laços sofrem uma interrupção. – Com isso os cuidadores precisam estar atentos durante todo o processo de mudança, prestando apoio, estando prontos às possíveis necessidades da criança, evitando que a mudança não proporcione insegurança ou atrapalhe o desempenho escolar dos pequenos.

Então o que fazer para ajudar no processo de adaptação da mudança escolar?

  • Seja verdadeiro com seu filh@, diga dentro da linguagem apropriada para idade, e com antecedência as reais razões da mudança escolar, isso pode auxiliar que a criança demonstre o que pensa e sente sobre a mudança;
  • Procure uma forma de contar a criança que mudanças fazem parte da vida, e que assim como terão perdas, novas histórias estão por vir, mostre o lado positivo da mudança escolar;
  • Se possível, visite a escola com a criança antes do início das aulas; busque com que ela vá se familiarizando aos poucos, instigando a mudança como algo bom para ela;
  • Se a criança tem amizades na escola anterior, procure preservar esses laços, explique que a amizades podem continuar independente da escola; e que o carinho pelos coleguinhas e professores continuam.
  • Desperte a curiosidade para nova escola, fale dos novos amigos, d@s nov@s professor@s, tente dar um tom na conversa para que pareça interessante todo esse território de mudança;
  • demonstre confiança na escolha da escola nova para criança, se colocando pronta para explorar junto com ela todas as novidades que estão por vir;
  • Esteja MUITO atenta a cada pergunta que a criança possa fazer, responda todas as perguntas quantas vezes forem necessárias. Elas costumam perguntar a mesma questão diversas vezes! Tenha paciência, ok?
  • Se a criança for pequena (0-6 anos) e achar necessário, nos primeiros dias de aula, para que ela se adapte as novas regras, horários, rotina, professores e coleguinhas, possibilite que ela frequente menos horas a nova escola.
  • Procure conversar com a criança depois das aulas, mostre-se REALMENTE interessado, substitua perguntas vagas como: “como foi na escola?” por… “O que você mais gostou na escola hoje?”; “Quem é o coleguinha mais divertido da sala”; “Qual sua brincadeira favorita do dia”.

Esteja atento ao processo de mudança, observe a criança, procurando demonstrar apoio, prontidão e interesse! Caso a criança chore, se irrite, ou demonstre insatisfação nos primeiros dias, a respeite-a, (exercite o cuidado ao outro) é um momento difícil para ela.

Passado a primeiras semanas se perceber que a criança ainda não se adaptou, ou ainda está apresentando pesadelos, perda ou excesso da alimentação, febre, enurese noturna (xixi na cama) procure a ajude profissional de um Psicólogo.

Para toda mudança a um processo, para todo processo, um encontro com o outro, único, subjetivo e incalculável nas possibilidades de ser.

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